O que é Artrose? Principais fatores, sintomas e diagnósticos

Você sabe O que é Artrose? Descubra os fatores de risco, principais sintomas e diagnósticos

Você sabia, que quatro em cada dez pessoas terão Artrose? Saiba O que é Artrose e como proceder para não sofrer com dor e limitação de movimentos.


life-trit-comprar

 

Para quem nunca ouviu falar sobre O que é Artrose, saiba que seu sintoma inicia com uma sensação de que falta óleo nas juntas, o que causa a sensação de elas parecerem travadas e levemente inchadas. Caso o indivíduo não buscar logo um tratamento, com o passar do tempo ele passará a sofrer com a dor e nos quadros mais avançados, essa dor é muito elevada, uma sensação de osso encostando no osso. Isso significa que a Artrose começou a se manifestar.

 

 

 

 

Mas o que é Artrose? Nada mais é que o desgaste das articulações, porém, com o passar da idade a Artrose pode aparecer em qualquer junta do corpo, sendo que em um levantamento do Centro de Controles e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, ela acomete principalmente as mãos, e ainda traz mais um dado importante, cerca de 40% da população mundial, tem ou terá Osteoartrite, que é o termo mais usado pelos médicos, nos punhos e nos dedos.

 

Muita gente ainda confunde-se com o nome, pois, os sintomas da Artrite são bem parecidos. Mas então, o que é Artrite? é uma inflamação na junta, que pode ter sido causada por infecções, traumas ou doenças autoimunes, sendo que em alguns casos específicos ela não tem origem detectada.  Agora, o que é artrose? Nada mais é que uma degeneração que começa na cartilagem, entre as juntas dos ossos e é por isso que dificulta a movimentação.

 

Com a degeneração da cartilagem, que é o nosso amortecedor, a fricção aumenta e movimentar os dedos é praticamente impossível. Está comprovada que a Osteoartrite está relacionada com o envelhecimento, porém, os sinais não demoram a surgir, pois cerca de 10 a 20% das mulheres, reparam os sintomas da Artrose nas mãos a partir dos 40 anos de idade.  

 

 

O que é Artose? Fatores de risco:


Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver Artrose, por exemplo, história familiar e trabalhos que exigem muito o movimento dos dedos levam a uma manifestação da Artrose mais precocemente. O uso abusivo de aparelhos eletrônicos, como os smartphones e os tablets, são portas para indícios dos primeiros sintomas.

 

o-que-e-artroseA Rizartrose tem sua manifestação na base do polegar, como os polegares são os dedos mais utilizados na hora de teclar em um smartphone, um excesso de uso pode sim comprometer essas estruturas e acabar causando muita dor.

 

 

O fator de risco ligado a obesidade não é tão evidente nas mãos, pois geralmente o sobrepeso causa problemas nas articulações dos joelhos e tornozelos, porém, uma alta massa corporal também aumenta o risco de desgaste nas cartilagens dos dedos.

 

 

 

Existem alguns fatores que colaboram para o aumento do risco da osteoartrite:

– Idade avançada

– Sexo: mulheres são mais propensas a desenvolver artrose.

– Deformidades ósseas: algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa.

– Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes.

– Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos e tornozelos.

– Profissões: trabalhos que incluem tarefas com esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver artrose. Exemplos: pedreiros, atletas, artesãs.

– Outras doenças: diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget do osso podem aumentar o seu risco de desenvolver artrose.

 

Quais os sintomas da Artrose?

 

Se você sentir dores articulares, dificuldade em realização de movimentos, inchaço e rigidez nas articulações, bem como queimação na região afetada e se escutar alguns rangidos durante a movimentação de algumas áreas, saiba que estes, são os principais sintomas da Artrose.

 

 

Outro caso, são os sintomas presentes na coluna vertebral. Se a doença já está avançada, a Artrose poderá causar alterações inclusive neurológicas que são chamadas de radiculopatias periféricas. Este problema é muito grave, pois pode levar a perda da força muscular e da sensibilidade. Se o tratamento não iniciar rapidamente, todos esses sintomas tendem a piorar com o passar do tempo ou ainda causar complicações piores, sendo que a qualidade de vida do indivíduo será afetada.

 

 

Sintomas que não podem ser ignorados:

– Dor na coluna que piora com o movimento;

– Dificuldade para movimentar a região devido à dor;

– Sensação de formigamento ou de dormência no pescoço ou nos braços, quando há artrose cervical;

– Sensação de formigamento ou de dormência nas pernas, quando há artrose lombar.

 

 

Como é feito o diagnóstico?


Infelizmente não há nenhum exame Laboratorial específico para se chegar a um diagnóstico de Artrose. O diagnóstico depende em grande parte da avaliação clínica, com reumatologista, complementada pela avaliação com exames como:
o-que-e-atrose-diagnostico


– Exame Físico: reflexos e saúde em geral, examinando também a habilidade de caminhar, abaixar e desempenhar atividades do cotidiano.

 

– Raio-x: Este exame é feito para avaliar o quanto a articulação foi danificada, nele, pode-se notar coisas como perda da cartilagem, dano ósseo e esporões. O raio-x não mostra os danos iniciais da artrose antes que haja muita perda de cartilagem.

 

– Ressonância magnética: Imagem computadorizada de alta resolução dos tecidos internos do corpo. Este exame é solicitado, caso o indivíduo sinta muita dor e nada foi mostrado no raio-x.

 

– Outros exames: Pode ser requisitado também teste de sangue para eliminar causas dos sintomas e também pode ser requerido uma aspiração da articulação através de uma agulha e examinar o fluido sob microscópio.

 

Diagnosticar Artrose não é difícil, o mais complicado é dizer se é ela que está causando os sintomas. A gravidade dos sintomas da artrose pode ser influenciada em grande parte pelas atitudes do paciente como ansiedade, depressão e nível de atividade diária.

 

 

Existe algum tratamento alternativo para Artrose?

 

Uma boa notícia para você que estava desacreditado, pensando que teria que viver  base de remédios para a vida inteira, são os tratamentos alternativos! Acupuntura, dieta e nutrição, massagem, realizar atividades físicas e remédios herbais são ótimas alternativas para quem quer diminuir o sofrimento dos sintomas da Artrose.

 

Massagem: As dores da artrose ocorrem em pontos onde os ligamentos, músculos e tendões, atribuem ao osso. Neste caso, um massagista profissional, com experiência, vai ajudar no alívio das dores nesses pontos.

 

Realizar atividades físicas: Muitas pessoas que sofrem com as dores da Artrose ficam receosas de iniciar uma atividade física, pois, acreditam que fazendo uma atividade física as dores só irão piorar. Porém o que poucos sabem é que com a atividade física as dores irão diminuir! Realizar atividades como natação ou hidroginástica são ótimas alternativas para diminuir as dores.

 

Dieta e Nutrição: Muitas pessoas acreditam que apenas realizando fisioterapia, praticando exercícios e tomando remédios anti-inflamatórios irão ter seus sintomas amenizados, o que essas pessoas não sabem, é que através de uma dieta com baixo teor de proteínas por exemplo esses sintomas diminuem muito. Muitos alimentos possuem substâncias anti inflamatórias, tais como: salmão, atum e óleo de linhaça por exemplo. O ideal é encontrar uma linha entre exercícios, dieta e medicamentos.

 

Acupuntura: Todos sabem que Acupuntura é um tratamento milenar, ela é conhecida por amenizar tanto aspectos físicos, como emocionais das doenças além de garantir uma melhora de saúde, pois promove a estimulação de locais anatômicos e terminações nervosas na pele e tecidos. Isso promove uma mensagem no cérebro do indivíduo, desencadeando efeitos analgésicos e antiinflamatórios! Na Artrose, o tratamento irá auxiliar na redução dos sintomas e dores, é indicada para qualquer pessoa de qualquer faixa etária.

 

Artrite Reumatoide Sintomas e Medicamentos – Clique Aqui

life-trit-comprar

Summary
Review Date
Reviewed Item
Lifetrit 2018
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *