Artrose no Joelho, você sabia que existe?

Você sabia que existe Artrose no Joelho?

artrose-no-joelho-lifetrit

Você sabia, que quatro em cada dez pessoas terão Artrose? Todas as pessoas acima de 65 anos serão afetadas pela Artrose no Joelho, porém, nem todos notarão este problema. A Artrose no Joelho é um processo de desgaste da cartilagem, os fatores como peso, tipos de trabalhos, atividade física poderão acelerar ou retardar a Artrodese.

 

 

Existem 4 fases de desgastes nas articulações:

– Fase Inicial
– Fase de Dor Diária
– Fase com Inchaço Permanente
– Fase com Deformidade e Dor Incapacitante



life-trit-comprarPara quem nunca ouviu falar sobre
Artrose no Joelho, saiba que ela também é conhecida como osteoartrite, uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Sua causa é o desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, ela leva a dor e pode gerar deformidades.

 

Infelizmente a articulação do Joelho é uma das mais afetadas, pois ele tem a capacidade de suportar o peso do nosso corpo, o mesmo acontece com a coluna vertebral e os quadris. Muitas pessoas reclamam da falta de firmeza em seus joelhos, dor intensa, estalos, limitação dos movimentos além de rigidez.

 

Você sabia que mais de 10 milhões de brasileiros são diagnosticados com Artrose todos os anos? A notícia ruim é que cerca de 40% desses brasileiros realizam o tratamento correto, prescrito pelo médico, segundo uma pesquisa realizada pela sociedade Brasileira de Reumatismo e pela sociedade de Medicina Física e Reabilitação e de Cirurgia do Joelho.

 

 

Sua principal causa está associada a alterações na biomecânica, como deformidades, desalinhamentos ou fraquezas musculares, mas muitos outros fatores podem levar à artrose, como a genética do indivíduo e seu sobrepeso. O mau alinhamento dos joelhos, fraturas e outras lesões nas articulações podem levar a artrose ou osteoartrite, como é chamada nos Estados Unidos.

 

A Artrose é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas, isso não quer dizer que, por exemplo atletas não possam ter. Os atletas de alta performance que realizam treinamentos muito intensos ou até mesmo os atletas amadores e de fim de semana, podem sim, apresentar artrose precoce, isso pois muitas vezes fazem treinamentos físicos errôneos, ou realizam os exercícios de forma incorreta.

 

Quais os fatores de risco?

 

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver Artrose, as principais causas da Artrose no Joelho podem ser:

– Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;

– Estar muito acima do peso;

– Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;

– Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.

 


Entre os grupos e fatores de risco encontram-se as pessoas em idade avançada, acima dos 60 anos de idade, as Mulheres são as que mais reclamam, pois possuem maior propensão para as doenças reumáticas, porém homens abaixo dos 45 anos, são mais afetados do que as mulheres. As pessoas que estão acima do peso além de terem propensão para a
Artrose no Joelho, também possuem risco de adquirir a Artrose no quadril e na coluna vertebral, pois o peso do seu corpo aumenta esse risco.

 

artrose-no-joelho-raio-x-lifetrit

H2 – Quais os sintomas da Artrose?


É comum escutar das pessoas com Artrose reclamações pela manhã, onde o indivíduo se sente enferrujado, com muita dificuldade de movimentar as articulações atingidas. É comum também escutar que durante o dia, à medida que se movimenta ele não lembra da sua dor e sente-se melhor.

 

Dores, inflamações, perda de flexibilidade, falta de equilíbrio nos joelhos, dor na articulação afetada, inchaço e rigidez na articulação afetada. A medida que estes sintomas progridem, poderão surgir deformações na região das articulações afetadas.

 

 

Os Principais Sintomas da Artrose no Joelho:

– Dor no joelho de carácter mecânico, ou seja, que surge com o movimento e alivia com o repouso, localizado no local mais afetado;

– Rigidez ao iniciar os movimentos;

– Derrame articular ou “inchaço do joelho”;

– Deformidade progressiva do joelho

– Claudicação do membro, por defesa à dor, o indivíduo sente dificuldade em fazer apoio sobre o joelho artrósico, obrigando-o a “mancar” e usar apoios externos de marcha, com canadianas e andarilhos.

– Movimentos mais limitados: especialmente esticar o joelho totalmente

– Músculos da coxa mais fracos e atrofiados

 

 

Como é feito o diagnóstico?


Para se chegar ao diagnóstico da Artrose no Joelho é realizado um exame clínico e pelos exames de imagem. O diagnóstico depende em grande parte da avaliação clínica, com ortopedista ou reumatologista, complementada pela avaliação com exames como:

– Análise e observação de sintomas de dor, inchaço, rigidez e dificuldade em movimentar a articulação.

– Exame de raio-X.

– Ressonância magnética: para confirmar o diagnóstico.

Saber a história clínica do paciente, pesquisando sinais e sintomas da doença normalmente auxiliam os profissionais da área para se concluir o diagnóstico. Porém, só será confirmado através dos exames de raio-x dos joelhos em carga (RX face e perfil).

 

 

 

 

Como funciona o tratamento?


Sempre que um indivíduo é diagnosticado com Artrose no Joelho, o tratamento sempre terá como objetivo a proteção das articulações e a estimulação da movimentação destas, pois desta forma, a tentativa é de evitar o processo de enrijecimento da articulação.

 

A fisioterapia é o meio mais utilizado dentro do tratamento da Artrose no Joelho. O foco será o controle da dor e do inchaço, utilizando recursos como a Eletrotermofototerapia, correção biomecânica com exercícios de fortalecimento muscular, exercícios para aumentar a elasticidade, melhorar o equilíbrio e treinos sensório- motor.

 

Caso o grau da Artrose no Joelho esteja avançada, já com deformidades angulares na região, o médico poderá recomendar a cirurgia, com osteotomias corretivas e podendo-se substituir uma articulação por uma prótese, chamadas de artroplastias totais de joelho.

 

Artrose no Joelho Tratamento Natural:

Uma boa notícia para você que estava desacreditado, pensando que teria que viver  base de remédios para a vida inteira, são os tratamentos alternativos! Um dos tratamentos naturais para Artrose no Joelho é a utilização do cataplasma de linhaça, colocar morno sobre a articulação ao final do dia.

 

Para isso, faça uma trouxinha com um tecido limpo e fino, coloque 3 colheres de semente de linhaça e aqueça no microondas por 1  ou 2 minutos, ou até que ela fique morna, após, basta colocar a trouxinha sobre os joelhos de 10 a 15 minutos.

 

 

Outro tratamento natural é tomar o chá de alecrim, pois, este chá,  possui propriedades que ajudam na restauração das articulações, é o remédio anti-inflamatório caseiro, ele alivia bastante os sintomas da dor e inchaço.

 

Para preparar o chá, basta colocar uma colher de chá das folhas verdes ou secas do alecrim em 250 ml de água fervente, deixe descansar por 10 minutos, coe e beba o chá, de preferência ainda morno, beba o chá de 2 a 4 vezes ao dia.

 

 

Existem outros remédios alternativos, porém apenas complementam os tradicionais, pois servem para diminuir as dores e inflamações das articulações, mas não substituem os remédios tradicionais indicados pelo médico:

 

– Arnica: utilizada topicamente (gel, creme, pomada, etc.)

– Chá de sementes de sucupira: ferva 12 sementes de sucupira esmagadas num litro de água para beber várias vezes durante o dia.

– Confrei: usa-se em forma de gel.

– Salgueiro-branco: deve ser tomado como comprimido.

– Pimenta Cayenne: em creme ou compressas.

– Freixo: como cápsula/comprimido.

– Açafrão-da-terra: cápsulas (500mg duas vezes por dia), complementa-se com 4 gramas de óleo de peixe.

– Chá de salgueiro e ulmária: apenas 1 colher (sopa) de cascas do tronco do salgueiro e a mesma medida de ulmária, para um copo de água, ferva por 5 minutos e beba quando estiver morno.

– Garra do diabo: tomada geralmente em forma de comprimidos.

– Rosa-canina: deve ser tomada em forma de pó ou cápsulas.

 

Artrose Joelho Exercícios Indicados:

 

Como já citamos neste artigo, antigamente muitas pessoas e até especialistas da área acreditavam que os exercícios poderiam causar o agravamento da Artrose. De fato, se não praticar os exercícios recomendados para esta doença, e também praticando sem a supervisão de um bom profissional, estes sintomas irão realmente aumentar.

atrose-no-joelho-exercicios-lifetrit

 

Hoje em dia já está comprovado, através de de diversos estudos que praticar atividade física contribui sim para a diminuição das dores causadas pela Artrose, ajudando a melhorar o desempenho funcional do indivíduo, melhorando inclusive seu humor e sua qualidade de vida, além de trazer um outro benefício, a diminuição de remédios.

Para os portadores de Artrose no Joelho os principais exercícios físicos recomendados são:

– Caminhada;
– Ciclismo;
– Natação;
– Hidroginástica;
– Dança sem impacto;

 

A musculação e trabalho de resistência são recomendados para quem realmente estiver sobre a supervisão de um profissional qualificado, pois, a utilização de pesos é mais eficaz do que simplesmente a prática de atividade física. Pesquisadores constataram que as reduções do peso corporal possuem ações diretas no processo de reabilitação da Artrose, pois é normal a identificação da atrofia e fraqueza muscular ao redor da articulação lesionada, sendo que, somente a musculação poderá recuperar essa região.

 

Artrose na Coluna. Clique Aqui

life-trit-comprar

Summary
Review Date
Reviewed Item
100% Noticia
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *