Artrose na Coluna – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Conheça o que é, os sintomas, diagnóstico e tratamento da Artrose na Coluna:


Você sabia, que quatro em cada dez pessoas terão Artrose? A Artrose na Coluna pode ocorrer na Coluna Cervical e na Lombar. A Artrose na Coluna atinge grande parte da população, porém ainda hoje, mesmo com muitas informações disponíveis pela internet, ela ainda é motivo de dúvidas para as pessoas.

 

Artrose na coluna-lifetritA Artrose é geralmente associada à problemas nas mãos, joelhos, quadril e pés, porém quando ela ocorre na Coluna, ela acaba sendo difícil de lidar, pois seus sintomas são dolorosos e os tratamentos vão desde remédios anti-inflamatórios, passando pela fisioterapia chegando em alguns casos na cirurgia.

 


Sempre que se fala de Artrose, geralmente ligamos a doença a pessoas mais velhas, acima dos 60 anos, porém, a
Artrose na Coluna também pode acometer indivíduos mais jovens, variando as idades. Seu maior problema, quando a Artrose é relacionada a Coluna, está associado ao não tratamento, pois sem os procedimentos corretos a dor pode se tornar crônica e assim prejudicar muito a qualidade de vida da pessoa.

 

A Artrose na Coluna é uma doença de origem inflamatória, ela ocorre devido à inflamações nas articulações que ficam na parte de trás da coluna. Em estudos recentes, foi constatado que as inflamações nas articulações são responsáveis por 41% dos problemas na coluna. Existem duas razões para que essas inflamações ocorram, a primeira é o desgaste das articulações da coluna e o segundo são motivos externos.

 

Na primeira, o processo inflamatório ocorre devido ao processo natural de envelhecimento, pois a medida que o tempo avança, as articulações acabam por se desgastar e isso causa o surgimento de pequenas inflamações.

 

Já na segunda, quando o que leva as inflamações são os motivos externos, como acidentes ou impactos nesta região o processo inflamatório nas articulações facetárias podem ser desencadeado. Sendo assim, a Artrose na Coluna não é um evento isolado, mas ocorre através de um processo inflamatório.

Artrose na coluna-desgaste-lifetrit

Quais os fatores que levam ao desgaste das articulações?


life-trit-comprarAlguns fatores aumentam o risco de desenvolver Artrose, por exemplo, história familiar e trabalhos que exigem muito o movimento dos dedos levam a uma manifestação da Artrose mais precocemente.

 

O sobrepeso, ter uma má postura, ter sofrido um trauma, a própria genética e histórico familiar, tabagismo, o enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna, doenças reumatológicas são os principais fatores que levam ao desgaste das articulações da coluna.

 

Em decorrência das inflamações nas articulações facetárias, como consequência, forma-se um depósito de cálcio nessas articulações, o que pode vir a causar uma deformação nas mesmas, e é esse o processo que tem o nome de Artrose na Coluna.

 

Quais os sintomas da Artrose?


Se você sentir dores na coluna, no quadril ou no pescoço, ou sentir uma sensação de formigamento ou dormência nos braços, no seu pescoço ou nas pernas, ou sentir sua mobilidade comprometida pela dor, saiba que estes são os principais sintomas da
Artrose na Coluna.

 

 

Artrose na coluna-sintomas-lifetrirA Artrose na Coluna pode se tornar um processo crônico caso o indivíduo não tenha os devidos cuidados. Conheça os 6 principais sintomas da Artrose na Coluna:

– Limitação dos movimentos;
– Dor nos ombros;
– Dor na coluna;
– Dor no pescoço;
– Dor no quadril;
– Dor glútea.

 

Caso você tenha identificado algum desses sintomas, recomendamos que você procure um especialista em coluna, para que ele possa te avaliar e indicar o tratamento adequado para seu caso.

 

Outro caso, são os sintomas presentes na coluna vertebral. Se a doença já está avançada, a Artrose poderá causar alterações inclusive neurológicas que são chamadas de radiculopatias periféricas. Este problema é muito grave, pois pode levar à perda da força muscular e da sensibilidade. Se o tratamento não iniciar rapidamente, todos esses sintomas tendem a piorar com o passar do tempo ou ainda causar complicações piores, sendo que a qualidade de vida do indivíduo será afetada.

 

 

Como é feito o diagnóstico?


Se você sentir dores como queimação e inchaço em alguma articulação, bem como dormência e dificuldade para abaixar e levantar, você deverá buscar ajuda médica, este profissional deverá ser um ortopedista, pois este profissional está habilitado para reconhecer as dores nas articulações. Porém se você estiver sentindo dores em várias articulações pelo seu corpo, principalmente mãos, ombros e pés procure um reumatologista.

 

Você deve estar preparado para fornecer algumas informações ao profissional, para assim acelerar o diagnóstico, tente já levar escrito para este profissional as seguintes informações:

– Descreva detalhadamente o que sente;

– Informe os problemas que você já teve de saúde;

– Você deverá lembrar sobre os problemas de saúde de seus pais ou irmãos;

– Anote todos os medicamentos e suplementos dietéticos que você toma;

– Anote as perguntas que você deseja fazer ao médico.

O especialista irá te fazer algumas perguntas também, tais como:

– Quando foi que iniciou suas dores nas articulações?

– É uma dor contínua, ou ela simplesmente vai e vem?

– Quais atividades podem fazer a dor melhorar ou piorar?

– Alguma vez você lesionou essa articulação?

 

Além de solicitar para você exames de imagem como raio-x e ressonância magnética, bem como exames de laboratório como testes de sangue ou do líquido sinovial que poderão auxiliar na identificação do problema.

 

Os exames de sangue podem ajudar a excluir outras causas de dor nas articulações, como a artrite reumatoide por exemplo. Para a análise do líquido articular, será introduzida uma agulha para extrair o líquido para fora da articulação afetada, com este fluído serão feitos exames e então será determinado se existe inflamação e se a dor é causada por gota ou uma infecção.

 

Como funciona o tratamento?


Como não existe uma cura conhecida para a artrose, são realizados tratamentos para que o indivíduo reduza sua dor e mantenha o movimento e função articular. Existem também medicamentos para aliviar os sintomas causados pela Artrose, como analgésicos simples, anti-inflamatórios não esteroides que podem reduzir a inflamação e aliviar a dor, porém estes podem causar efeitos colaterais no indivíduo que vão desde dores no estômago até zumbido no ouvido, entre outros.

 

 

Com ajuda de um terapeuta ocupacional você poderá descobrir maneiras de realizar as tarefas diárias para que suas dores sejam amenizadas. A Fisioterapia irá trazer uma série de exercícios individualizados que irão fortalecer os músculos ao redor da articulação acometida, além de aumentar a amplitude de movimento e reduzir as dores.

 

Se caso estes tratamentos mais brandos não surtirem efeitos, existem outros procedimentos como as Injeções de Cortisona, onde essas injeções de medicamentos corticosteroides irão aliviar a dor articular, o número de injeções de cortisona é limitado, isso porque a medicação pode inclusive agravar as lesões articulares com o passar do tempo.

 

Existem também as injeções de ácido hialurônico, que são derivados de ácido hialurônico, estas oferecem alívio da dor, pois amortecem sua articulação, esses agentes são semelhantes a componentes encontrados normalmente em seu líquido articular.

 

O procedimento cirúrgico é o último recurso a ser utilizado, por ser uma cirurgia, oferece riscos ao paciente como infecções e a formação de coágulos dentro das veias, a famosa trombose. O Realinhamento dos ossos, que pode ser chamado também de osteotomia, o cirurgião realizará um corte no osso, para que consiga realizar o alinhamento do membro afetado.

 

Existe também a substituição da articulação, onde o cirurgião remove as superfícies articulares danificadas e as substitui por dispositivos de plástico e de metal, mais conhecido como próteses.

 


Quem tem Artrose na Coluna pode Fazer Caminhada?


Uma boa notícia para você que estava desacreditado, pensando que não iria ter mais solução para sua dor na coluna. As dores nas costas podem ser evitadas com apenas 30 minutos de exercício, realizando ele pelo menos três vezes durante a semana.

 

A caminhada não possui restrição de idade, não exige habilidade para ser realizada, não irá gerar custos e você poderá realizar em qualquer momento do dia. Ela previne as dores nas costas e combate dores nos joelhos e nas pernas.

 

Além destes benefícios ela ainda fortalece os músculos abdominais e das costas que sustentam a região cervical e assim previne de lesões nesta região. Vai trazer benefícios como o aumento da flexibilidade e mobilidade das articulações, vai melhorar sua capacidade de coordenar os movimentos do corpo e isso tudo vai levar a uma melhora de postura.

 

Vale lembrar que caso o exercício seja praticado de forma incorreta, esta simples caminhada pode contribuir para surgimento de dores na região lombar da coluna, por isso, antes de iniciar a caminhada, você deverá realizar um alongamento de no mínimo 15 minutos, para assim reduzir o risco de entorse articular ou uma lesão muscular.

 

Durante a caminhada não realize passadas longas e fortes com alto impacto, pois isso pode fazer com que sua coluna seja lesionada. Lembre-se de utilizar um calçado confortável, de preferência um tênis com amortecedor para amortecer o impacto da sua pisada.

 

Evite rebolar enquanto caminha, realize uma caminhada de forma natural, pois com o movimento lateral, sua dor nas costas pode aumentar. Lembre-se de iniciar uma caminhada leve e de curta distância e também se mantenha hidratado durante a prática, dessa forma, você estará evitando o aparecimento de câimbras durante o exercício. Por último, lembre-se de comer alguma coisa antes do início do exercício, caminhar em jejum pode ocasionar tonturas.

 

Artigo O que é Artrose? Clique Aqui

life-trit-comprar

Summary
Review Date
Reviewed Item
Lifetrit 2018
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *